Image Map

Se as abelhas sumissem?


"Se as abelhas desaparecerem da face da terra, ao homem apenas restam quatro anos de vida. Se não
há abelhas, não há polinização, não há plantas, não há animais, não há homem."  (Albert Einstein)

Costumamos associar esse pequeno inseto, apenas às picadas ou ao mel que ele produz, e não temos a noção da importância de tal ser.
Nos últimos anos soou um sinal de alarme, em países como: Estados Unidos, Inglaterra, França, países nórdicos e até Portugal, ocorre a extinção de várias espécies de abelhas, e não sabe-se ainda exatamente
o porquê.
Com a poluição e o uso cada vez maior de pesticídas e agrotóxicos, diminuiu-se muito a carga de insetos polinizadores nos campos.
Estudiosos veêm investigando o fenômeno, (despovoamento maciço das colméias) as colônias de abelhas domésticas começam a desaparecer subitamente, deixando poucas ou nenhuma abelha sobrevivente.
Nunca foram encontrados, os cadáveres dos insetos, no interior da colméia nem nas proximidades do lado de fora, também não são encontrados predadores ou potenciais parasitas a ocupar o espaço, o que leva a pensar na presença de um produto químico ou uma toxína que desencoraja os insetos.
Qual seria a verdadeira razão do desaparecimento das abelhas?
a culpa seria dos pesticidas? de algum tipo de micróbio novo? da radiação emitida pelas antenas de telemóveis, que interferem com o sistema de navegação magnético das abelhas impedindo-as de voltar para as colméias? não se sabe ao certo, pode até ser a combinação de todos esses fatores.
A única certeza, é que a extinção total dessa espécie, comprometeria à nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário